Relações de confiança
apoio ao cliente
2ª a 6ªf - 9h às 12h45 13h45 às 17h30
sábado - encerrados
252 317 440
Chamada para rede fixa nacional de acordo com as condições do seu tarifário.

apoio ao cliente

2ª a 6ªf - 9h às 12h45 13h45 às 17h30 sábado - encerrados

252 317 440

Chamada para rede fixa nacional de acordo com as condições do seu tarifário.

Seguro de Saúde – 5 razões para investir num

Está a pensar em investir num seguro de saúde? Se ainda tem algumas dúvidas e não está certo se este será ou não um bom investimento, este artigo é para si. 

Deixamos-lhe 5 das várias razões pelas quais deve investir um seguro de saúde e ainda indicamos alguns fatores a ter em conta no momento de optar por um. 

5 razões para ter um seguro de saúde 

1. Um bom seguro de saúde adapta-se a si e à sua família

Um bom seguro de saúde abrange os cuidados e serviços que a sua família precisa para uma vida tranquila, pelo menos no que à saúde diz respeito. Melhor ainda, são os seguros de saúde que se adaptam às suas necessidades e permitem criar um pacote ajustado ao perfil da sua família

Por exemplo, se tem dificuldades em deslocar-se até um hospital ou centro de saúde (por falta de carro próprio ou rede de transportes públicos, por exemplo) fará sentido escolher um plano de saúde que inclua visitas e consultas ao domicílio. Por outro lado, se está a pensar aumentar a família, considere um seguro de saúde que inclua tudo o que vai precisar: consultas de especialização e acompanhamento, parto e, mais tarde, pediatria. 

2. Tempos de espera reduzidos

Ter um seguro de saúde significa ser atendido mais rapidamente. Como há acesso a uma rede com um maior número de prestadores (clínicas, médicos, centros complementares, entre outros) arranjar uma consulta de especialidade nunca foi tão rápido e fácil.  

Apesar do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ser um dos mais reconhecidos do mundo, em momentos de maior pressão acaba por não conseguir responder com celeridade e prontidão a urgências, consultas ou até internamentos. Exemplo disso foi a pandemia por Covid-19. 

Nesta fase, foram os planos e seguros de saúde que garantiram cuidados de saúde a muitas pessoas, receosas de recorrer a hospitais e clínicas públicas sobrecarregadas e de enfrentar longas horas de espera.    

3. Um seguro de saúde oferece assistência domiciliar

Hoje em dia, muitos seguros de saúde incluem consultas, acompanhamento e envio de medicamentos ao domicílio, ou até “vídeo consultas”, uma forma mais segura e simples de receber aconselhamento médico. É uma cobertura importante, por exemplo, para quem vive em zonas remotas, idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção. 

Consultas de especialidade a um preço mais baixo é uma das principais mais-valias dos seguros de saúde.

4. Comparticipação de despesas

Esta é uma das maiores vantagens de ter um seguro de saúde. Seja em consultas médicas, exames, consultas ao domicílio, tratamentos no estrangeiro, entre outros, apenas pagará uma pequena parte dos custos. Referir também que, com o aumento das taxas moderadoras, por vezes as franquias dos seguros de saúde ficam mais em conta. 

Ou seja, no momento de pagar uma consulta ou outro ato médico, acaba por pagar apenas parte da despesa, sendo que o restante é comparticipado pela seguradora. Por norma, esse valor ou percentagem estão previamente tabelados.

5. Ter um seguro de saúde oferece benefícios fiscais

Talvez não saiba, mas de acordo com o Código do IRS pode deduzir 15% dos prémios pagos com seguros de saúde. Tenha apenas em consideração que existe um limite de 1.000€ para as deduções com despesas de saúde.

Este valor inclui os prémios de seguro de saúde que cubram os riscos de saúde relativos ao sujeito passivo ou aos seus dependentes. Porém, tenha em atenção que a Autoridade Tributária (AT) só aceita a dedução do prémio se o seguro de saúde cobrir riscos de saúde, pelo que deixa de ser elegível se tiver coberturas adicionais. 

Mas afinal, qual é o melhor seguro de saúde em Portugal? 

Assim, o melhor seguro de saúde é aquele que melhor se adapta às suas necessidades. No momento de escolher um seguro de saúde, o melhor é fazer simulações. Faça várias, explore diferentes opções e, só depois, tome uma decisão ponderada e informada. 

Estes são alguns dos aspetos que deve ter em conta no momento de escolher:

  • Preço; 
  • Franquias; 
  • Pacote de coberturas e os seus limites; 
  • Rede de parceiros;
  • Exclusões; 
  • Questionário médico (ou não);
  • Limites de idade; 
  • Período de carência. 

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens dos seguros de saúde? Fale connosco! Informe-se com um dos nossos agentes, preencha o formulário de contacto ou visite um dos nossos estabelecimentos. 

Famasegur

Empresas

Particulares

Habitação

Lazer

Proteção Familiar

Empresa

Colaboradores

Gestor

Famasegur

Empresas

Particulares

Soluções Financeiras

Sinistros