SEGURO DE CAUÇÃO
O Seguro de Caução é uma solução financeira direcionada para empresas, sendo o seu principal objetivo apoiar e proteger as obrigações contratuais que estas assumiram com clientes, parceiros ou fornecedores. Este seguro assume-se como uma alternativa à atividade bancária tradicional, pelo que não compromete recursos financeiros e não acarreta risco bancário.
A solução assegura que as partes envolvidas num contrato cumprem as suas obrigações conforme estipulado, proporcionando uma rede de segurança em caso de falha no cumprimento do acordo. Além disso, melhora a liquidez e a flexibilidade financeira, o que permite uma gestão financeira mais eficiente e uma alocação de recursos mais eficaz.
Este seguro oferece uma cobertura abrangente, que pode incluir diferentes tipos de garantias. Neste sentido, cada tipo de seguro é adaptado às necessidades específicas do contrato. Uma outra vantagem significativa deste seguro é a agilidade e a simplicidade inerente ao processo de contratação desta solução. Em comparação com as garantias bancárias, que frequentemente envolvem longos processos de análise e aprovação, o seguro pode ser obtido de forma mais rápida e com menos burocracia. Tal é particularmente benéfico em situações onde o tempo é um fator crítico, como em licitações públicas.
O seguro em questão adequa-se a diversos setores de atividade, como, por exemplo, a empresas que necessitam de prestar garantias para empreitadas, a empresas que têm de prestar garantias exigidas pelas alfândegas (no âmbito das atividades de importação e exportação), e a empresas que precisam de prestar garantias financeiras de bom pagamento ou de bom cumprimento das obrigações de prestação de serviços ou entrega de bens.
Benefícios do seguro
Entre as várias vantagens do seguro, destacam-se as seguintes:
- Proteção das obrigações contratuais que a empresa assumiu com o cliente, parceiro ou fornecedor;
- Diminuição do risco bancário;
- Aumento da solvência;
- Apresentação, por norma, de um custo inferior ao da garantia bancária;
- Inexistência de implicações na capacidade de crédito da empresa;
- Simplicidade e menos burocracia durante o processo;
- Cobertura de diversos tipos de garantia;
- Existência de vários tipos de seguro caução.
GARANTIAS
- A análise do risco prévio da situação do tomador do seguro é realizada pela seguradora;
- O seguro caução não requer diretamente o débito de contas bancários do tomador do seguro;
- É assegurado o pagamento de uma indemnização pecuniária depois de serem apurados e participados os prejuízos;
- Há uma maior possibilidade de financiamento através da libertação de plafonds bancários do tomador do seguro.