Sinistro Automóvel
O preenchimento correto da documentação trará celeridade à resolução do sinistro automóvel.
Traga sempre consigo, principalmente no caso de um sinistro automóvel, a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA). Este é um documento imprescindível para uma resolução célere do processo.
Após a DAAA ser preenchida e assinada pelos intervenientes, cada parte fica com uma das folhas. Posteriormente, deverá ser preenchido o verso – relativo à Participação de Sinistro – que será entregue à seguradora.
Instruções de Preenchimento
1 – DATA: Coloque a data correta do acidente.
2 – LOCAL: Indique o local do acidente.
3 – FERIDOS: Indique se existem ou não feridos, mesmo que sejam ligeiros. No caso de existirem feridos, mesmo que ligeiros, não se pode aplicar o sistema IDS – Indemnização Direta ao Segurado.
4 – DANOS MATERIAIS: Apenas se encontram abrangidos pelo sistema IDS os prejuízos materiais que não excedam os 15.000€.
5 – CIRCUNSTÂNCIAS DO ACIDENTE: Deve indicar, através do sistema de cruzes, as circunstâncias em que se deu o acidente. Não se esqueça de indicar, no final, a quantidade de quadrados indicados. Esta informação é muito importante para a determinação de responsabilidades.
6 – SEGURADO: Indique o Apelido, Nome e Morada do segurado.
7 – VEÍCULO: Indique o número da matrícula do veículo.
8 – COMPANHIA DE SEGUROS: Indique a Companhia de Seguros de acordo com a Carta Verde do veículo.
9 – CONDUTOR: Indique os elementos que constam na carta de condução do condutor.
10 – DANOS VISÍVEIS: Registe os danos visíveis causados pelo acidente em causa.
11 – OBSERVAÇÕES: Indique, resumidamente, as circunstâncias do acidente (exemplo: o veículo B tinha perda de prioridade).
12 – ESQUEMA DO ACIDENTE: É importante indicar a posição dos veículos no momento do embate, bem como a existência de semáforos, sinais verticais, traços contínuos e outros elementos de referência e ou sinalização.
13 – ASSINATURA DOS CONDUTORES: Certifique-se que a declaração está assinada por ambos os condutores, garantindo, assim, a hipótese de acionar o sistema IDS, caso a situação o permita.
Envio de dados da Declaração amigável de acidente automóvel
Preencha os respetivos campos com as informações contidas na sua Declaração Amigável de Acidente Automóvel e garanta a maior celeridade no tratamento da participação por parte da FAMASEGUR.
Para completar a sua participação de sinistro, deverá, com brevidade, dirigir-se também a uma das nossas agências para entregar o original da declaração amigável de acidente automóvel. Em caso de alguma dúvida, entre em contacto direto connosco.